quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Tipografia.

Aula de Informática Aplicada a Arquitetura

Trabalho da semana: fazer um cartaz tipográfico no Word que aborde alguma construção com a qual você tenha contato freqüente.
Duas perguntas surgem na minha cabeça. O que é tipografia ?,que é respondida por um site na internet:A palavra tipografia é de origem grega; deriva-se, etimologicamente, de typos, tipo e graphein, escrever.
Tipografia é, de certo modo, sinônimo de imprensa; por essa palavra se designa a arte de ordenar e dispor os tipos, ou caracteres de imprensa, para imprimir páginas.
A tipografia é algo mais que uma técnica ou ofício; compreende toda uma gama de conceitos, tradições e costumes artísticos relacionados com a impressão.
O bom tipógrafo como todo artista, atenta para vários conceitos de estética, simetria e bom gosto, orientado sempre pelo bom senso. O bom impressor procura não distrair o leitor do texto, pois o objetivo que a tipografia procura alcançar é a utilidade e não a ornamentação.

A segunda pergunta: O que os professores querem dizer com freqüente eu me pergunto...1 vez por semana, 1 vez por mês, 1 vez a cada 3 meses.
Escolho então fazer o cartaz sobre uma construção que me fascina e q eu vejo com a freqüência de 3, 4 meses.
Local escolhido :Auditório Ibirapuera
Concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer há 50 anos, o Auditório Ibirapuera foi construído e doado pela empresa TIM Celular à Prefeitura do Município de São Paulo, sendo inaugurado em outubro de 2005. Com 4.870m2 de área construída, o Auditório Ibirapuera é utilizado para atividades culturais compatíveis com sua dimensão e vocação, notadamente espetáculos musicais, além de dar espaço para o desenvolvimento de novos talentos da música e promover o encontro entre culturas e expressões musicais diferentes, no âmbito nacional e internacional. O palco do Auditório merece destaque especial: uma boca de cena de 28 metros e 15 metros de profundidade. A capacidade interna do Auditório é de 800 pessoas. Além disso, uma porta de 20 metros, localizada no fundo do palco, quando aberta, permite espetáculos na área externa para aproximadamente 15 mil pessoas. O Auditório Ibirapuera abriga ainda em seu subsolo a Escola do Auditório, que visa o ensino de aperfeiçoamento musical para estudantes da rede pública e a possibilidade de acesso aos diferentes modos de aprendizagem que a engrenagem de funcionamento do auditório pode proporcionar, como por exemplo: cenotécnica, técnica de som e luz, produção de shows, entre outros. Também incentivará a presença de público jovem no meio musical por meio de programas específicos de formação de platéias. O Auditório abriga três grandes obras de arte: logo na entrada principal existe a escultura de Oscar Niemeyer, intitulada “Labareda”, no hall principal há a escultura da artista plástica Tomie Ohtake e no hall central da Escola do Auditório há um painel artístico de Luis Antônio Vallandro Keating, com 16 metros de comprimento e 2,5 metros de altura, intitulado “Ensaio de Orquestra”.

Segue a tentativa de reproduzil-los no Word e algumas fotos originais.
Deleitem-se!







Até Breve.
Babi Santos

Nenhum comentário: